Notícias
CONCERN: Reunião em Madri e repercussão na imprensa internacional do projeto que explorará o funcionamento do Cerrado brasileiro no contexto de mudanças globais na FLONA de Paraopeba
publicado em
Nos dias 26, 27 e 28 de abril o grupo internacional do projeto CONCERN se reuniu no CSIC em Madri para planejamento das ações de 2015 no Cerrado da FLONA de Paraopeba. Participaram dessa reunião os investigadores João Meira-Neto, Fernando Valladares, Jorge Humia, Alexandra Rodrigues, Jorge Yuste, Ana Simo e David Ortega. O projeto está financiado pelo CNPq, Chamda Universal.
As ações são desdobramentos de projetos anteriores que financiaram a permanência do Prof. joão Meira Neto em Madri durante o ano de 2013.
A envergadura do projeto e os objetivos relevantes propostos repercutiram na imprensa internacional. Foi divulgada nesta semana reportagem sobre o projeto CONCERN no site da Agência Iberoamericana para Divulgação da Ciência e Tecnologia - DICYT.
O link é:
http://www.dicyt.com/noticia/projeto-internacional-explorara-o-funcionamento-do-cerrado-brasileiro
A seguir uma parte da reprtagem que é publicada em português, espanhol e em inglês.
Apesar da importância ecológica deste bioma, ainda se sabe muito pouco sobre o seu funcionamento. Investigadores do Brasil, Espanha, Portugal e França também vão investigar como será afetado pelas mudanças climáticas
O Cerrado é a maior savana neotropical do mundo e fica quase inteiramente dentro do Brasil. Cobre 24% do país (cerca de 2 milhões de quilómetros quadrados, ou seja, quase quatro vezes a área da Península Ibérica) e entre todas as savanas é a que abrange a maior biodiversidade. Devido a esta importante extensão e a sua biodiversidade, o Cerrado é chave na manutenção de importantes serviços ecossistémicos relacionados com a energia, a captura de carbono e a ciclagem de nutrientes, tanto a nível regional como global.
Apesar desta importância ecológica, sabe-se ainda muito pouco sobre o seu funcionamento. Para aprofundar o conhecimento deste bioma e saber quais os fatores que controlam este funcionamento, os investigadores de quatro países (Brasil, Espanha, Portugal e França) desenvolverão o projeto CONCERN (acrónimo em inglês de Present and future functioning of CarbOn-and Nitrogen-related proCesses and dispErsal processes in the BRazilian savaNna), a partir de meados deste ano.