LEEP - Laboratório de Ecologia e Evolução de Plantas Universidade Federal de Viçosa

Notícias

Prof João Meira Neto visita Centro Brasileiro da Universidade de Muenster

publicado em

No dia 13 de Maio de 2014 reuniram-se no escritório do Centro Brasileiro da Westfälische Wilhelms-Universität (Universidade de Muenster) – WWU – o Prof. Ricardo Schuch, diretor executivo do Centro Brasileiro, o Prof. João Meira-Neto, professor da Universidade Federal de Viçosa – UFV- e integrante do projeto INSPECTED.NET em colaboração com a WWU, o Prof. Tillmann Buttschardt, do Instituto de Ecologia da Paisagem da WWU e coordenador do INSPECTED.NET , a doutoranda da Universidade de Viçosa, Tércia Vargas dos Santos, e o doutorando em ecologia da WWU, Jan Lehmann.

O professor João Meira-Neto relatou sua visita à WWU como parte de atividades do INSPECTED.NET que investiga invasões biológicas de plantas em vários continentes. Dentre as atividades houve a participação de workshop em Melides, Portugal, e apresentação de uma palestra no Instituto de Ecologia da Paisagem de Muenster, ILÖK, Alemanha, intitulada “Interactions, Environmental Sorting and Chance: Phylostructure of a Tropical Forest Assembly” para o público de professores, pós-doutorandos e estudantes de pós-graduação do ILÖK.

Durante a visita ao Centro Brasileiro deu-se andamento ao planejamento de outro projeto que se relaciona ao convênio entre a WWU, a Universidade Estadual de Minas Gerais e o UNESCO/HIDROEX. O projeto de criação do Centro de Ciências Ambientais Floresta-Escola na Cidade das Águas em Frutal (condomínio científico do UNESCO/HIDROEX) está vinculado à Universidade Federal de Viçosa sob a coordenação do Prof. João Meira-Neto.

Além desses assuntos foram discutidos outros relevantes para a colaboração entre a UFV e a WWU, dentre eles o programa Ciência sem Fronteiras, os programas de bolsas compartilhados entre a CAPES e o Instituto Humboldt, bolsas compartilhadas entre CAPES e DAAD (UNIBRAL e PROBRAL), financiamentos conjuntos entre FAPEMIG e DFG e a possibilidade de convênios bilaterais no âmbito de programas de pós-graduação para obtenção de dupla titulação, especialmente aqueles vinculados ao ILÖK de Muenster e ao Departamento de Biologia Vegetal da UFV, nomeadamente os programas de Botânica e de Fisiologia Vegetal.

Foram agendadas as visitas de delegações do Brasil à Alemanha em outubro/novembro de 2014 com a retribuição de visita da delegação alemã ao Brasil em 2015. As visitas serão organizadas pelo Centro Brasileiro e serão convidados representantes das diferentes partes.

Na foto, o Prof. João Meira, a doutoranda Tércia Vargas dos Santos e o Prof. Ricardo Schuch.